Resultado da reunião com a cúpula da segurança em Planaltina, na noite do dia 24/4.Primeiro, agradecer ao José Maria, único ciclista que compareceu ao evento junto comigo, Eduardo.
Já esperava que outros não fossem, pois é mais fácil reclamar sentado no sofá de casa, escondido atrás do Whatsapp.
Bom, na reunião, passei para o comandante da PM e os delegados presentes, que eu já conhecia e já havia falado com eles em outros momentos sobre o mesmo assunto, nossa preocupação com relação aos furtos e roubos constantes de bicicleta.
Como resposta ouvimos: O problema é a lei. A polícia prenderam mas na audiência de custodia o juiz manda soltar, por ser um crime de menor potencial ofensivo. E na maioria das vezes são sempre os mesmo meliantes, Para eles, os policiais, isso também é frustrante. Revolta prender o mesmo indivíduo duas vezes no dia pelo mesmo crime e depois ele é solto de novo. Sempre que possível, fazem o máximo para mante-lo preso. Mas quando soltos, voltar a praticar os mesmos delitos.
A polícia vai continuar atuando, prendendo e ajudando os ciclistas no que for preciso, como tem feito.
Algumas recomendações para a galera do pedal:
- Fazer ocorrência sempre quando for vítima de algum crime, especialmente, nos crimes de furto ou roubo de bicicletas.
- Registrar as bicicletas (Bike registrada), isso ajuda na identificação do dono.
- Ter a nota fiscal da Bike guardado em casa.
- Ter fotos da bike para ajudar na identificação.
- Colocar marcações em lugares específicos na bicicleta, adesivos, etc, que facilitam a identificação.
- Se possível, fazer seguro.
- Não pedalar sozinho, principalmente em lugares perigosos.
- Não vacilar com a bicicleta. Não deixá-la esquecida em qualquer canto, como na entrada de mercados,padarias, como tem ocorrido. Isso facilita para o bandido.
- Não ficar ostentando bicicletas caras, como algum gostam de fazer, principalmente em redes sociais. Isso chama a atenção da bandidagem.
- Não comprar peças de procedência duvidosa. Comprando, você alimenta o crime.
- Qualquer atitude suspeita, ligar imediatamente para o 190, ou no próprio 14º BPM, ou diretamente com a guarnição de serviço. Outra alternativa é divulgar nas redes sociais e no WhatsApp da polícia.
Sabemos que a polícia de Planaltina está sempre disposta a nós ajudar, como temos acompanhado, até porque muitos policiais também são ciclistas e estão conosco nas trilhas diariamente.
No mais, é isso.
Obrigado a todos e todas.