Por JF bikes (Revista Bicicleta)
Há algo sobre pegar uma bicicleta de MTB e sair para pedalar. Talvez seja a sensação de saltar ao longo de terrenos acidentados, ou a emoção de subir morros íngremes e batendo fortemente em torno de curvas apertada.
Você não precisa ser um profissional para entrar no mountain bike, mas você não pode simplesmente pular em uma bicicleta e para o esporte imediatamente, qualquer um. Mountain bike requer uma combinação de força, resistência e habilidade.
Para obter essa combinação certa, você precisa treinar, e quão duro você treinar depende de quão sério você é sobre o esporte. Pilotos de fim de semana pode precisar de um pouco mais do que o equipamento certo, um pouco de prática e um bom warm-up, mas quem quer ser mountain bike pros talvez precise passar meses – ou até anos – aperfeiçoando suas técnicas e truques.
Aprenda agora algumas dicas úteis sobre como preparar-se, construir a sua resistência e ficar seguro enquanto mountain bike.
Dica 1 – A escolha da Bike
Se você vai de MTB , você precisa comprar uma bicicleta. Mountain bikes podem variar de cerca de R$ 500 ou até passar dos R$ 20.000, para que você vai querer ter um orçamento em mente . As bikes mais caras são projetados para os pilotos sérios , porque eles são feitos de materiais de alta qualidade como aço de classe superior, carbono ou alumínio , e eles oferecem mais acessórios e habilidades para ter o melhor desempenho.
Mountain bikes vêm em diversos estilos diferentes, dependendo de onde você está planejando para montar:
- Bikes de cross-country (também chamados de bicicletas XC ) são leves e eficientes. Eles são ótimas para trilhas lisas com colinas , mas você não gostaria de levá-la em terrenos muito acidentados.
- Bikes trail são modificadas, bikes de cross-country com uma suspensão mais macia para lidar com obstáculos maiores.
- Bikes de all-mountain foram construídos para lidar com terrenos acidentados. Eles são mais pesadas do que as de cross-country , e pode subir morros com facilidade.
- Bikes Downhill são feitas para a velocidade. Eles têm a maior suspensão de qualquer mountain bike e pode levar ao abuso de cursos irregulares com descidas íngremes , mas eles não são ideais para passeios a subida .
- Bikes freeride são mais fáceis de pedalar que bikes de downhill . Suas rodas grossas e suspensão de longo curso torná-as bons para saltos , acrobacias e grandes descidas.
Mountain bikes também vêm com dois tipos de suspensão, que protegem a bike e piloto do choque de terrenos acidentados :
- Bicicletas de suspensão total ou Full Suspension tem tanto suspensão dianteira quanto traseira . Elas são mais pesadas , mais confortável e mais fácil de controlar do que as bicicletas hardtail .
- Bikes hardtail ter um garfo da suspensão dianteira , mas sem suspensão traseira . Eles são mais leves e pedalar de forma mais eficiente do que a suspensão integral, e eles são mais duráveis para passeios off-road.
Dica 2 – Quais equipamentos utilizar?
Uma vez que você tenha escolhido a sua bike, você vai precisar de alguns equipamentos para protegê-lo contra os elementos e mantê-lo seguro na trilha.
- Para vestuário, calções almofadados irá mantê-lo mais confortável em longos passeios. Adicionar uma jaqueta à prova d’água, no caso das mudanças climáticas e uma camisa reflexiva se você vai estar andando à noite. Joelheiras e cotoveleiras vão ajudar a protegê-lo contra arranhões e quedas, e luvas vai manter as mãos quentes e proteger contra bolhas quando você segurar o guidão.
- Escolha um capacete que foi certificado por uma organização de segurança, tais como a Inmetro. O capacete deve caber confortavelmente, e não deve se mover quando você inclina sua cabeça. Aberturas extra vai aumentar a circulação de ar para a sua cabeça, mantendo-a fresca.
- Se você tem pedais, você precisa de sapatos que se encaixam em travas dos seus pedais. Eles devem ser confortáveis, duráveis e têm um disco exclusivo para ajudá-lo a pedalar com mais eficiência. Adicionar meias de ciclismo grossas para evitar bolhas.
- Um bom par de óculos de sol protege os olhos dos raios ultravioleta do sol, e impedir a entrada de sujeira, vento e insetos. Escolha lentes inquebráveis com alta proteção UV.
- A água é um must-have para que você não ficar desidratado. Certifique-se de tomar um copo a cada 20 minutos ou mais, mesmo se você não estiver com sede. Se você não quer pegar continuamente uma garrafa enquanto você pedala, obtenha um sistema de mochila-de-hidratação. Além disso, levar um lanche, como uma barra de proteína ou um pedaço de fruta, para mantê-lo.
Dica 3 – Cuidados na pedalada
Tal como acontece com outros esportes, mountain bike tem seu próprio conjunto de regras, muitas das quais foram criadas pela Associação Internacional de Mountain Bike. Aqui estão algumas regras fundamentais para se lembrar:
- Andar apenas em trilhas abertas: Siga sempre os sinais e marcadores de rota, e conhecer as trilhas bem.
- Permanecer no controle: Cuidado com a velocidade, mais devagar em torno de curvas apertadas, e não tente nenhum truque para além do seu nível de habilidade.
- Rendimento da trilha: Quando você chegar perto de outra pessoa, mais devagar. Deixe-os saber que você está se aproximando e sinal de que você quer passar.
- Seja preparado: Trazer um kit de reparo e suprimentos extras, assim você não precisa ficar preso na trilha.
- Limpar: Qualquer lixo que você levar com você deveria voltar para casa com você, ou ser eliminados de forma adequada.
- Cuidado com os animais: Nunca aproxime-se de animais selvagens ou assuste-os.
Dica 4 – O preparo físico é importante?
Mountain bike exige força, resistência e habilidade. Você nunca quer andar 50 km por terrenos acidentados em seu primeiro dia. Você deve construir a sua resistência e aumentar a sua capacidade aeróbica para que você possa lidar com passeios mais longos , e praticar suas habilidades lentamente. Aqui estão algumas técnicas de treinamento :
- Subir e descer morros, alternadas com intervalos de velocidade em trechos retos de estrada. Seu objetivo é fazer com que o seu ritmo cardíaco até 50 a 85 por cento de seu máximo [fonte: American Heart Association].
- Pratique pedalar com sua bike em uma variedade de terrenos , a partir de áreas arborizadas aos montes . Tente abordar rochas, grama e afiada voltas até sentir
- se que você pode manter a sua bike sob controle, não importa o que está na frente de você .
- Cada vez que você pedalar , tomar pelo menos 20 minutos antes para se aquecer. Isso aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos , isso tornará menos provável que você possa prejudicá-los .
- Para a primeira parte do seu warm-up, andar de bicicleta estacionária ou levar sua bicicleta de montanha por um trecho reto da estrada. Comece com altas RPMs (cerca de 90) e baixa resistência . Após cerca de 10 minutos, acrescente um pouco de resistência. Então, ficar fora de sua bike e esticar seus músculos , especialmente o quadríceps , isquiotibiais , panturrilhas, parte inferior das costas , pescoço e ombros. Finalmente, pedalar novamente por 10 a 20 minutos para aumentar sua freqüência cardíaca .
- Fazer outros tipos de exercícios regularmente – também conhecido como cross-training – pode ajudar a sua musculatura que você vai usar para mountain bike e dar-lhe a resistência aeróbia que você precisa para longos passeios. Nadar, caminhar e exercitar-se com pesos para ficar em forma.
Dica 5 – A escolha do percurso
Ao escolher uma trilha, escolher sabiamente com base em seu nível de habilidade e quão longe você quer montar .
Iniciantes: devem pedalar em trilhas planas e planas , com poucas curvas ou descidas íngremes. Essas trilhas deve ser bastante semelhante ao pedalar na estrada.
Intermediários: vão querer algumas pedras no caminho , montanhas , trilhas estreitas e ziguezague ( trilhas em ziguezague ) para desafiá-los . Antes de tentar essas trilhas , você vai querer estar em boa forma aeróbica e ter pelo menos algumas habilidades técnicas.
Avançados: pode tentar trilhas mais técnicas ou ir para passeios mais longos .
Profissionais: vão querer o desafio de, trilhas técnicas longas com muitas pedras, ziguezague , alta subidas íngremes , quedas e torções apertadas. Novatos não devem tentar essas trilhas.
Como você sabe que você encontrou um caminho que vale a pena andar ?
Uma boa trilha deve ter:
- A abundância de sinais para mostrar onde você está indo
- Sinais que indicam o nível de habilidade necessária para pedalar na trilha
- Terreno que não é muito lamacento
- Alternando corridas claras e áreas mais técnicas, com pedras, saltos e ziguezague apertados.
Link do artigo: