Fonte: SETUR
Com o intuito de reposicionar o destino Brasília no mercado, alavancando a atividade turística, foram elaborados roteiros autoguiados para turistas em trânsito, a serem realizados a pé ou de bicicleta nos atrativos turísticos disponíveis na Zona Central de Brasília e proximidades. Denominados de walking tour e bike tour , eles fomentam os tipos de turismo de que a Zona Central dispõe, como o turismo arquitetônico, cívico e místico.
O visitante tem a oportunidade de escolher no mapa qual circuito seguir e quais atrativos conhecer ao longo do percurso, verificar distâncias entre os monumentos, serviços, pontos de apoio, dados do cotidiano brasiliense, grau de dificuldade do circuito, entre outras informações úteis, que tornarão a passagem por Brasília uma experiência inesquecível. Além da comodidade de poder se deslocar sem ter a necessidade de utilização de veículo automotor, o turista contribui para a melhoria do trânsito e do meio ambiente.
Com o objetivo adicional de impulsionar o turismo local, os roteiros walking tour e bike tour atraem a população local para conhecer o centro da capital federal e incentiva a prática do turismo, como forma de motivar o interesse pela história cívica e arquitetônica da cidade. Os roteiros compreendem toda a região central de Brasília, da Praça dos Três Poderes à Catedral Militar Rainha da Paz, além da quadra modelo, na 308 sul, e o Espaço Renato Russo, na 508 sul.
Em percursos distintos, turistas escolhem que trajeto e atrativos conhecer, como museus, palácios, o Congresso Nacional, igrejas, parques e monumentos. De forma lúdica, as orientações são transmitidas por mapas e informativos que tornam o passeio um momento divertido e, ao mesmo tempo, educativo, mostrando a Brasília idealizada por Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
Os passageiros em trânsito por Brasília, com conexões superiores a quatro horas, são parte do público alvo que os circuitos walking tour e bike tour pretendem conquistar. Esse modelo de turismo é ofertado nos principais destinos turísticos do mundo, sobretudo aqueles que optaram pelo posicionamento de destino criativo, como os casos de Barcelona, Nova Iorque, Sydney e Berlim.
A iniciativa faz parte do Plano de Turismo Criativo de Brasília, que promove a cidade como destino turístico reconhecido pela excelência na qualidade de vida e pelos diferenciais associados à diversidade cultural, criatividade, arquitetura moderna, mobilidade e acessibilidade. Com o Reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como cidade criativa do design, título chancelado em outubro de 2017, Brasília acumula desafios no sentido de preservar seu patrimônio e consolidar políticas públicas e iniciativas que assegurem o desenvolvimento mais equânime em seu território.
Acesse o roteiro no site da Secretaria de Turismo – SETUR
Link: https://www.turismo.df.gov.br/bsb-guia-mapa